Géneros textuais-Biografia de Fernando Pessoa

 

Biografia de Fernando Pessoa

       

Nome: Fernando António Nogueira Pessoa

Outros nomes: Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis, Bernardo Soares, [etc].

Nascimento: 13 de junho de 1888, Lisboa

Morte: 30 de novembro de 1935, aos 47 anos, em
Lisboa, no Hospital dos Ingleses.

 

  Fernando Pessoa era filho de Joaquim de Seabra Pessoa, natural de Lisboa, que era crítico musical e de Maria Madalena Pinheiro Nogueira Pessoa, natural dos Açores. A 24 de julho de 1893 ficou órfão do pai aos 5 anos de idade, que faleceu de tuberculose.

  Fernando Pessoa foi um dos mais importantes poetas da língua portuguesa e figura central do Modernismo português. Foi também filósofo, crítico literário e tradutor. Fernando Pessoa escreveu poesia em nome próprio, ou poesia ortónima, e foi vários poetas ao mesmo tempo - criou heterónimos, ou seja, poetas com personalidades próprias, que escreveram a sua poesia e, com eles, procurou detetar, sob vários ângulos, os dramas do homem do seu tempo.

  O seu padrasto era o comandante militar João Miguel Rosa, que foi nomeado cônsul de Portugal em Durban, na África do Sul. Acompanhando a família, Fernando Pessoa seguiu para a África do Sul, onde recebeu educação inglesa num colégio de freiras e na Durban High School.

  Em 1901, Fernando Pessoa escreveu os seus primeiros poemas, em inglês. Com 16 anos já tinha lido os grandes autores da língua inglesa, como William Shakespeare.

  Em 1902, a família de Fernando Pessoa voltou para Lisboa.

  Em 1903, Fernando Pessoa foi sozinho para a África do Sul e frequentou a Universidade de Capetown (Cabo da Boa Esperança).

  Regressou a Lisboa em 1905, e frequentou a Faculdade de Letras, mas deixou o curso no ano seguinte.

  Entre 1908 e 1912, trabalhou como tradutor, como crítico literário e poeta.

  A partir de 1915, liderou o grupo mentor da revista “Orpheu”. Esta revista tratava dos ideais de renovação futurista desejados pelo grupo, defendendo a liberdade de expressão, numa época em que Portugal atravessava uma profunda instabilidade político-social da primeira república. Nesta época, criou os seus heterónimos principais, cada um deles com uma biografia e traços diferentes de personalidade.

   Os mais conhecidos heterónimos pessoanos:

Alberto Caeiro - Nasceu em Lisboa, a 16 de abril de 1889. Órfão de pai e mãe, só teve instrução primária e viveu quase toda a vida no campo com uma tia. Poeta de contacto com a natureza, tirando dela os principais valores.

Ricardo Reis - Nasceu na cidade do Porto, no dia 19 de setembro de 1887. Teve formação na escola de jesuítas e estudou medicina. Monárquico, foi para o Brasil, por não concordar com a proclamação da República Portuguesa. Foi profundo admirador da cultura clássica, tendo estudado latim, grego e mitologia.

Álvaro de Campos - Foi o mais importante heterónimo de Fernando Pessoa, nasceu em Tavira, a 15 de outubro de 1890. É um poeta moderno, aquele que vive ideologias do século XX. Estudou engenharia naval, na Escócia.

Bernardo Soares - É um dos heterónimos que o próprio Fernando Pessoa como sendo um “semi-heterónimo”. É o autor do livro “Desassossego”.

  Em 1934, Fernando Pessoa publicou a obra “Mensagem”, o seu único livro publicado em vida.

 

Bibliografia: - Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fernando_Pessoa - www.ebiografia.com

 Martim Peixoto, N.º 13 – 7.ºF

Comentários

Mensagens populares deste blogue

ZOOM - atividade de interpretação de narrativa visual - Literacia literária - CATAVENTOS 💯

"Micro Mundo" II - literacia científica - CATAVENTOS - ASSAFORA e VILA VERDE 🔭🌓🌍 🔬🐛🐜🐝🐌🍃

B.E.S.J.L. ABRIL - mês da "liberdade" - o 25 de abril explicado aos mais novos (Escape Room)