Caça às TEXTURAS 👀🔍 B.E.S.J.L. - Expressão plástica / cidadania - projeto CATAVENTOS

O mundo físico veste-se de várias formas, com vários padrões. Vivemos rodeados de texturas e é possível ver e sentir  esse "vestidos" das coisas como numa passerelle que nos rodeia, com os olhos e com a ponta dos dedos.

O professor bibliotecário da Biblioteca de São João das Lampas, com os alunos da EB da Assafora e da EB do Faião foram FAZER UMA CAÇA ÀS TEXTURAS!

Os alunos, aramados com as suas armas de caçar texturas (lápis de cera coloridos) e folhas brancas para as armazenar, deram inicio a uma caçada sem precedentes no espaço das escolas, DESCOBRINDO RECANTOS esquecidos.

Cada um pode descobrir texturas bem diferentes e divertidas. Capturaram riscos, quadrados, letras, números, linhas, cruzamentos, paredes rugosas, entrelaçados, botões, fechaduras, buracos e quadrados de vários tamanhos, etc. Imensas!

No final puderam registaras suas capturas nos cadernos ou em cartazes dando-lhes o nome de "Texture City".

Foi uma experiência bastante enriquecedora, pois descobriram que é possível realizar trabalhos de colagem e de preenchimento de espaços apenas com texturas. 

Na aula de cidadania também estabelecemos uma analgia. Como humanos, todos temos texturas (emocionais) e diferentes formas de ser. Algumas mais vincadas do que outras. Algumas mais ténues. Algumas mais fortes.

O mundo que nos rodeia é rico pela sua diversidade e a sua componente física dos objetos pode levar-nos para outras paragens da Imaginação, basta ver as coisas com olhos de ver 👀🔍Não de olhar.

































































Comentários

Mensagens populares deste blogue

ZOOM - atividade de interpretação de narrativa visual - Literacia literária - CATAVENTOS 💯

"Micro Mundo" II - literacia científica - CATAVENTOS - ASSAFORA e VILA VERDE 🔭🌓🌍 🔬🐛🐜🐝🐌🍃

B.E.S.J.L. ABRIL - mês da "liberdade" - o 25 de abril explicado aos mais novos (Escape Room)