ZOOM - atividade de interpretação de narrativa visual - Literacia literária - CATAVENTOS 💯

No âmbito das atividades desenvolvidas pelo projeto CATAVENTOS, arrancámos (novamente) com o projeto ZOOM pelo interesse que tem despertado nos alunos e pelo grande potencial no ensino de diversos conceitos.



ZOOM é uma narrativa visual (sem palavras) de 1995 do artista e ilustrador húngaro Istvan Banyai, com o qual tive a oportunidade de conversar e aprofundar-me no seu trabalho.

As imagens (digitalizadas em Power Point e projetadas num grande ecrã) vão sendo descobertas no livro e representam um enorme exercício de ampliação e afastamento, provocando nos alunos uma constante inquietação pela surpresa da imagem seguinte.

Nem tudo o que parece, é.

E nem tudo é o que parece!

Trata-se de uma incrível viagem através do sentido da visão conduzida pelo professor bibliotecário, que vai transportando os alunos através das imagens desde o micro ao macro universo com uma narração preparada para o efeito, acompanhada de apontamentos sonoros para que a experiência seja ainda mais sinestésica.

Ao longa da "viagem" os alunos vão aprendendo diversos conteúdos: geográficos; culturais; etnográficos; astronómicos; sociais; geológicos, etc, conferindo à atividade, uma grande relevância no processo de ensino - aprendizagem.

O alcance da Biblioteca foi TOTALITÁRIO. Conseguimos desenvolver esta atividade em TODAS as Escolas do 1º ciclo e JI  e Bibliotecas (BESJL e BEB)💯🔑

No final, e uma vez que se se trata de um Livro Superstar propusemos aos alunos um pequeno trabalho de expressão plástica baseado naquilo que aprenderam.

Cada turma, à sua maneira, realizou diferentes planos com ampliações ou reduções em folhas de papel A4, à imagem de um ZOOM imaginado.

Mais uma vez, agradeço aos professores titulares de turma por terem colaborado com a Biblioteca e por incentivarem os seus alunos a serem criativos e participativos 💪💗👏

"Juntos vamos mais longe!"

(Prof. Rui Beato - B.E.S.J.L / B.E.B.)


ALGUNS MOMENTOS ZOOMÁSTICOS NAS ESCOLAS E NOS JI
























































ISTAN BANYAI



Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Micro Mundo" II - literacia científica - CATAVENTOS - ASSAFORA e VILA VERDE 🔭🌓🌍 🔬🐛🐜🐝🐌🍃

B.E.S.J.L. ABRIL - mês da "liberdade" - o 25 de abril explicado aos mais novos (Escape Room)