"Micro Mundo" II - literacia científica - CATAVENTOS - ASSAFORA e VILA VERDE 🔭🌓🌍 🔬🐛🐜🐝🐌🍃

 A Atividade Micro Mundo II foi desta vez desenvolvida nas Escola EB/JI da Assafora e EB/JI de Vila Verde com o mote...

 "COLEGAS, ENCOLHI OS MIÚDOS!"

Nestas sessões, foi criado um estúdio de TV/laboratório, que simulava um programa científico passado na televisão, onde o professor Bibliotecário Rui Beato ia fazendo as suas apresentações 😁 

Os alunos participantes foram à descoberta de vários  fenómenos, fora e dentro do planeta, à medida que o professor ia projetando as imagens do Espaço Sideral. 

Começaram então por analisar o tamanho relativo da vida no espaço desde o tamanho de um mero astronauta, de um foguetão, de uma estação espacial, da lua, de um planeta, de outros planetas de diferentes dimensões, do Sol e outras estrelas muito maiores, das nebulosas, das galáxias, dos buracos negros ...

Esta comparação "fora da caixa" ou melhor, fora do nosso Planeta teve como objetivo demonstrar que a Terra e os seres humanos, são como seres microscópicos perante a dimensão do Espaço Sideral.

Como motivação inicial foi apresentado o filme de animação "Minúsculos" que funde a ficção com a realidade, no plano das relações que se estabelecem entre os insetos na Natureza.

Com recurso a um microscópio USB de ampliação 1600x, o professor deu início à observação direta no plano microscópico. Foram apresentados alguns insetos, folhas, plantas, moluscos, cabelos, sementes, tecidos... que os alunos puderam observar de forma muito aumentada. Alguns seres, ainda vivos, movimentando-se de forma "monstruosa" por baixo da ótica, provocaram um impacto enorme nos alunos, pela especificidade e diversidade de padrões e pormenores observados ao vivo e a cores.

Bizarrias e estranhezas dos seres e das coisas que agora, passarão a fazer parte da sua bolsa de conhecimentos e do seu imaginário 😄

Compreenderam que o mundo é muito mais do que aquilo que se vê a "olho nu" ☝👀e que a Natureza está cheia de detalhes e pormenores fascinantes que determinam a vida das espécies. 

A atividade contou também com o apoio da professora Cecília Ivo e do professor Manuel Silva, que fazem parte do projeto CATAVENTOS.

Em Vila Verde (13.12.23) tivemos o prazer de receber a Cláudia Pinto, em representação da CÂMARA MUNICIPAL DE SINTRA - Departamento de Educação Juventude e Desporto, no sentido de acompanhar e monitorizar o nosso Projeto CATAVENTOS.

EB ASSAFORA




















EB VILA VERDE





















TESTEMUNHOS DA TURMA DO 2º B - Vila verde (Prof. Joana Guerreiro)










Comentários

Mensagens populares deste blogue

ZOOM - atividade de interpretação de narrativa visual - Literacia literária - CATAVENTOS 💯

B.E.S.J.L. ABRIL - mês da "liberdade" - o 25 de abril explicado aos mais novos (Escape Room)