" A GRANDE QUESTÃO" - projeto de Filosofia para Crianças AEAM (Biblioteca Escolar) I
Olá amig@s! Estamos de volta.
Este ano temos novos projetos e atividades e a Biblioteca Escolar continuará a proteger e incentivar os alunos a seguirem em frente, nas trincheiras do conhecimento.
Começámos o ano com "A GRANDE QUESTÃO", um projeto de Filosofia para Crianças, criado de raiz para os alunos do nosso Agrupamento e que vai ao encontro dos objetivos da Cidadania, área essencial para o desenvolvimento de competências pessoais e sociais. Estamos convictos que será uma mais valia para a construção do pensamento, sobretudo na infância...
A GRANDE QUESTÃO assenta em alguns vetores base tais como
- a responsabilização da existência
- a necessidade do autoconhecimento
- a interpretação da realidade
- a tomada de decisões
- o desenvolvimento da empatia e de valores...
A abordagem etimológica da palavra Filosofia e o seu contexto histórico enquanto "sementeira de ideias e de ideais" por filósofos, sábios e pensadores, pretende, neste contexto da Biblioteca Escolar, criar uma narrativa cronológica da evolução do pensamento.
O tempo e a evolução da sociedade foram desencadeando necessidades para que diferentes teorias emergissem e pudessem contribuir para a explicação de fenómenos individuais e socais. Alguns intemporais.
O papel do professor enquanto condutor do projeto é criar analogias de pensamento que possam ser apresentadas aos alunos de forma clara, simples e sucinta, e assim entendidas em função das suas vivências.
As mensagens apresentadas, os vídeos sugestivos, as frases filosóficas, os textos já "mastigados" (analisados e esmiuçados pelo professor), as imagens apelativas e esclarecedoras e o humor presente, fazem parte de uma estrutura de apresentação apelativa, facilitadora e elucidativa.
No contexto de Biblioteca ou sala de aula, iniciam-se debates estimulantes, despertam-se pensamentos pertinentes, fazem-se partilhas desconcertantes.
Os alunos surpreendem com questões pertinentes e alguns até conseguem desenvolver argumentos que desassossegam os presentes, até os adultos. É este o grande objetivo.
Livros de referência:
A grande questão de Wolf Erlbruch, Bruá
Porquê? Histórias e pensamentos de 100 filósofos para miúdos inteligentes de Umberto Galimberti, Presença
A aventura de pensar de Carme Martim, Edicare
Do Pouco, o Muito de Rui Beato, Ed. Vieira da Silva
Alguns amigos deste projeto:
O professor Bibliotecário
Rui Beato
Comentários
Enviar um comentário